top of page
800 anos de Presépio
presepio 2.jpg
História

POR QUE NOSSA DECORAÇÃO DE NATAL VAI ATÉ 2/FEV?

Para lembrar, aos católicos, que neste ano de 2024, o Papa Francisco dará Indulgência Plenária até 2 de fevereiro, do ano de 2024. Entenda, abaixo, a história do Presépio e o significado das indulgências para os cristãos católicos apostólicos romanos.

A HISTÓRIA DO PRESÉPIO

São Francisco de Assis retornava de Israel. Ele caminhou na terra que chamamos de Santa, pois foi a terra que teve a graça de receber os passos de Jesus. 

A viagem de Israel à Itália era longuíssima. E quando Francisco voltava à Itália, passando pela pequena cidade de Greccio, teve a inspiração de mostrar ao mundo, a cena de nascimento de Jesus. 

Organizou palhas, animais e imagens que montaram o primeiro Presépio, em 25 de dezembro de 1223, há exatos 800 anos. 

A representação da natividade de Jesus não era exclusiva de Belém. Toda casa é Belém.

 

NOSSO PRESÉPIO

Em celebração, aos 800 anos de presépio, montamos um presépio no Salão São Miguel. Mesmo que o salão esteja fechado para atendimentos, você pode pedir a um funcionário para entrar e tirar fotos, além de rezar, é claro.

INDULGÊNCIA PLENÁRIA:

O Papa Francisco, em ocasião dos 8 séculos da criação do presépio, instituiu a Indulgência Plenária, às paróquias franciscanas, entre 8 de dezembro de 2023 até 2 de fevereiro de 2024

Para lucrar a indulgência, os católicos podem seguir os seguintes sacramentos e orações:
1) Estar em dias com seu sacramento da confissão;
2) Rezar o Creio;
3) Rezar, pelas intenções do Santo Padre, o Papa: 
  3 Ave-Marias e 1 Pai-Nosso 
4) Ir à missa em igreja administ
rada pelos franciscanos;
5) Após a missa, rezar diante do presépio. Peça indulgência por si, ou por um amigo querido que faleceu. 

Para os católicos, as indulgências são uma preciosa Graça de Deus, que nos limpam do pecado e nos tornam puros diante do Pai. Consulte o pároco de sua igreja e conheça mais sobre este precioso presente da fé católica. 

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO:

A igreja de São Sebastião, no Centro de Manaus (e vizinha à Casa Monsenhor), é elegível para oferecer esta indulgência, pois é administrada pelos frades capuchinhos desde de 1909. Dentro da igreja, diante do presépio, basta abraçar os cinco chamados de oração descritos acima, para lucrar a indulgência.

 

DECORAÇÃO DE NATAL:

Tradicionalmente, desmontamos nossa decoração de Natal no dia de Reis, em 6 de janeiro. No entanto, pela ocasião da indulgência plenária, concedida pelo Papa, estenderemos essa singela homenagem à natividade de nosso Salvador, Jesus. Toda a decoração de Natal, permanecerá na loja até 2 de fevereiro de 2024. Desse modo, lembramos que ainda estão válidos os convites para obter a indulgência.

COMO CHEGAR NA NOSSA LOJA: RUA 10 DE JULHO, 567

icone como chegar 2.png
bottom of page